“Um dia para refletir, sonhar e expressar o mundo em que queremos viver”
Na manhã de 2/2/12, foi realizada uma programação especial sobre o “Dia da Não Violência”, na Clínica da Família Victor Valla. Violência essa que retrata uma realidade constante na vida de vários brasileiros como: idosos, crianças, adolescentes, mulheres e, principalmente, moradores das áreas mais carentes.
A abertura da programação foi realizada pelo Dr. Pedro Jonathas, que esclareceu os pacientes e profissionais da Clínica sobre a importância dos Direitos Humanos na sociedade, para que seja possível viver em harmonia e ter os direitos respeitados.
Os pacientes receberam panfletos com os textos “Como Fazer um Delinquente” e “Como Evitar a Violência em todos os Aspectos, principalmente com as crianças”, produzidos por Flávia/ACS-CFVV e Maria Antônia/Fiocruz.
O Grupo de Teatro Educativo, da Clínica Victor Valla, fez uma encenação com a história da Chapeuzinho Vermelho, que foi adaptada para os dias atuais focando o desaparecimento de crianças, o que se tornou uma constante no dia a dia.
As atividades desenvolvidas tiveram caráter educativo-cultural com o propósito de esclarecer a população de Manguinhos sobre essas questões
Participantes do Grupo de Teatro Educativo – Agentes de Saúde:
Alex Pessoa – Lobo Mau
Antônio Márcio – Marido da Vovozinha
Danice – Chapeuzinho Vermelho
Daniele – Amiga da Chapeuzinho Vermelho
Jefferson - Caçador
Norma – Vovozinha
Sandra – Mãe da Chapeuzinho
Convidado:
Dr. Pedro Jonathas (Médico/Pediatra) Fiocruz / Upa Manguinhos – Abertura do eventoJogo da Criança Desaparecida - Norma (mãe da criança desaparecida) com participação de Antônio Márcio (ACS) no papel do policial e de uma criança (paciente) moradora do território Manguinhos.
Colaboração: Raphael Poncio e Márcia Ignez – Espaço de Educação Permanente em Saúde
"Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho." (Mahatma Gandhi)