28/02/2012
24/02/2012
REUNIÃO SOBRE A 10ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE
Na tarde desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2011, o Espaço de Educação Permanente reuniu membros das equipes de agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Victor Valla para orientações e definições, quanto à montagem do trajeto a ser percorrido, data e horário da caminhada. Sempre conscientizando os ACS da grande importância desta ação junto à população do território, escolas, comércio e etc.23/02/2012
Clínica da Família Victor Valla amplia acesso em Manguinhos
Com 17.683 usuários e 6.043 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família, a Clínica da Família Victor Valla encerrou 2011 com sucesso. No último mês do ano passado, a clínica recebeu sua sétima equipe de saúde, sendo esta da modalidade Consultório na Rua, que atende, particularmente, aos usuários não domiciliados no bairro de Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua do lugar. Além disso, fez cerca de 38 mil visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e mais de 11 mil consultas médicas.A Clínica da Família Victor Valla integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, criada pela Fiocruz, e foi inaugurada em abril de 2010. Seu nome é uma homenagem ao pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de 40 anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis, conciliou saber científico e experiência popular.
Em 2011, a clínica desenvolveu diversas atividades em favor da população de Manguinhos, como a inauguração da Academia Carioca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que atende, prioritariamente, aos usuários com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), obesidade e casos especiais. "Chegamos a 527 cadastrados e à frequência regular de 352", afirma o gerente da clínica, Alex Mello. Outra ação em 2011 foi a criação do espaço de Educação Permanente em Saúde, que auxilia nos processos educativos das equipes e na articulação intersetorial da clínica, do Teias, da SMSDC e demais unidades de interesse para o território.
Além disso, segundo Alex Mello, houve a implantação do grupo de apoio ao combate do tabagismo, a contribuição com a formação para o SUS, por meio da preceptoria de residência médica, pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Ensp, e também com a residência multiprofissional em saúde da família, e com os alunos internos de enfermagem e medicina da UFRJ, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). "Recebemos visitas de alunos e profissionais estrangeiros com o intuito de conhecer e estudar as práticas de saúde no âmbito da atenção básica do SUS. Fomos agraciados por americanos, franceses, angolanos, sul-africanos, senegaleses, argentinos, paraguaios e italianos. A clínica ainda fez parte de numerosas pesquisas em saúde, incluindo ações intersetoriais de mobilização comunitária para dengue, pelas caminhadas contra a dengue, que ocorrem todos os meses. Esta é uma adesão ao plano municipal de combate à dengue, além do plano de contingência próprio da unidade".
Em 2011, a clínica fez quase 38 mil visitas domiciliares pelos ACS, cerca de 8 mil consultas de profissionais de nível superior e mais de 11 mil consultas médicas. "A clínica, em seu segundo ano de existência, dedicou-se a estruturar o serviço e ampliar ações que garantissem o acesso ao cuidado integral e que atendessem às demandas da população. Concluímos o diagnóstico de saúde local e partiremos para a qualificação em 2012", diz o gerente.
37.996 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde
8.703 consultas de profissionais de nível superior, exceto médicos
11.515 consultas médicas (gerais)
1.026 coletas de material para exame citopatológico de colo uterino
2.403 consultas para acompanhamento de puericultura
1.599 consultas de pré-natal
1.044 consultas/atendimento domiciliar
518 primeiras consultas odontológicas (acesso ao dentista)
16/02/2012
Confraternização de Carnaval da Academia Carioca de Manguinhos
15/02/2012
O CARNAVAL SE APROXIMA E NADA MELHOR DO QUE SE DIVERTIR CAINDO NA FOLIA.
Na manhã desta quarta-feira, 15/2/2012, agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Victor Valla, e a Casa da Mulher, representada por Antonieta e Andréia, realizaram distribuição de preservativos e material educativo com a finalidade de promover, através de informativos e breves esclarecimentos, o combate, prevenção e o aumento de novos casos de HIV e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Aproveitando a época de carnaval, a equipe usou fantasias e adereços para atrair a atenção dos pacientes sobre a prevenção de DSTs/AIDS e a Dengue, na sala de espera e área externa da Clínica da Família Victor Valla e Upa Manguinhos.
14/02/2012
CFVV promove reunião sobre abordagem de população de rua
06/02/2012
1ª Reunião de Planejamento das Atividades no Território Manguinhos em 2012
Durante o encontro, foram apresentadas diversas ações para cada polo de atuação, das quais se destacam:
Canteiro Social
Início das inscrições em março das turmas de alfabetização de jovens e adultos com emissão de certificados;
Divulgar a existência do centro de coleta de óleo, informando que a cada 2 (dois) litros de óleo de cozinha usado, 1(um) produto de limpeza é doado.
Casa da Mulher
Realização da Semana da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A proposta é promover palestras no período de 08 a 24 de março sobre a saúde da mulher.
Cooperação Social/Ensp/Fiocruz
Está em andamento a pesquisa para diagnosticar a situação da saúde da população do território de Manguinhos.
Biblioteca
Irá oferecer curso de Braile no Instituto Benjamin Constant, com transporte para os inscritos. O curso será destinado para pessoas cegas e seus familiares, com a finalidade de melhorar a comunicação entre eles e, também, facilitar o convívio na sociedade. Além disso, será estimulada a utilização da sala de leitura da biblioteca que dispõe de um acervo de livros em braile.
Nos meses de maio e junho será realizada uma exposição sobre a Mulher Angolana, que irá abordar a cultura e a origem da mulher negra, além das doenças que atingem essa população, em especial a anemia falciforme.
03/02/2012
9ª CAMINHADA CONTRA DENGUE
Na manhã desta sexta-feira, 3/2/2012, a equipe da Clínica da Família Victor Valla, realizou no território de Manguinhos a Caminhada Contra a Dengue. A finalidade foi mobilizar a população para combater preventivamente a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Cerca de 190 pessoas, incluindo a população local, percorreram durante duas horas várias localidades da região.Aproveitando a época de carnaval, a equipe usou fantasias, adereços e instrumentos musicais para incentivar a participação dos moradores. A equipe criou, ainda, uma versão da música “Ai se eu te pego”, sucesso do artista Michel Teló, para animar a caminhada. Veja letra abaixo.
O resultado final da mobilização foram 8 (oito) criadouros identificados e a destruição de 13 (treze) possíveis focos.
Paródias:
Mosquito da Dengue!
Ai Se Eu Te Pego!
Sábado lá na laje
O pagode começou a rolar
E as latinhas que eu consumia
Começaram aglomerar
Dona Maria recolhe essas latinhas
Água parada, mata sua vizinha
Dona Maria recolhe essas latinhas
Água parada, mata sua vizinha
Mosquito da dengue
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Sábado lá na Laje
O forró começou a rolar
E as garrafas que eu consumia
Começaram aglomerar
Dona Maria vira a garrafinha
Se o mosquito “bota” o ovo
A dengue mata a sua filinha
Mosquito da dengue
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Mosquito da Dengue!
Água parada? Sem essa!
Vizinha que caixa é essa que vive sempre destampada.
Vizinha que caixa é essa que vive sempre destampada.
É de água limpinha que o mosquitinho da dengue gosta.
É de água limpinha que o mosquitinho da dengue gosta.
Tampa, tampa, tampa, tampa essa caixa.
Tampa, tampa, tampa, tampa essa caixa.
Tampa, tampa, tampa, tampa.
Vizinha que terreno é esse que o lixo fica acumulado.
Vizinha que terreno é esse que o lixo fica acumulado.
Tem garrafa, tem copinho, que o mosquitinho da dengue gosta.
Doutora que doença é essa que o corpo fica todo mole?
Doutora que doença é essa que o corpo fica todo mole?
Tem febre, dor na barriga, dor no corpo e no fundo do olho.
To com manchinha avermelhada doutora,
com manchinha avermelhada doutora,
com manchinha avermelhada doutora,
com manchinha avermelhada.
Veio da água parada que o mosquitinho da dengue gosta.
Veio da água parada que o mosquitinho da dengue gosta.
02/02/2012
DIA DA NÃO VIOLÊNCIA
Os pacientes receberam panfletos com os textos “Como Fazer um Delinquente” e “Como Evitar a Violência em todos os Aspectos, principalmente com as crianças”, produzidos por Flávia/ACS-CFVV e Maria Antônia/Fiocruz.
O Grupo de Teatro Educativo, da Clínica Victor Valla, fez uma encenação com a história da Chapeuzinho Vermelho, que foi adaptada para os dias atuais focando o desaparecimento de crianças, o que se tornou uma constante no dia a dia.