O evento aconteceu no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/FIOCRUZ e foi antecedido por uma roda de conversa composta pela mesa representada por Odorico Monteiro - Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Ivo de Carvalho - Diretor da ENSP, Luiz Felipe Pinto - representando Daniel Soranz, Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC/RJ, Patrícia Evangelista - Apoiadora de Gestão Participativa/ TEIAS - Escola Manguinhos, José Leonídio Madureira - Coordenador de Cooperação Social/ FIOCRUZ e Emília Maria de Andrade Correia - Chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ ENSP.
A platéia contribuiu fortemente com a discussão apontando desafios e potencialidades no território para serem enfrentados pelo CGI. Contamos ainda com a participação de membros da comunidade local, lideranças comunitárias, representantes das Associações de Moradores de Manguinhos, conselheiros do CGI, profissionais da Saúde da Família de Manguinhos, profissionais do Centro de Saúde da ENSP e UPA Manguinhos, alunos e pesquisadores da ENSP, que puderam debater sobre os novos rumos do território.
À tarde, as atividades foram voltadas apenas aos profissionais da Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e colegiado gestor do TEIAS - Escola com a apresentação do Diagnóstico Territorial de abrangência das clínicas como subsídio a tomada de decisão para a Oficina de Planejamento 2012. O evento se encerra com a confraternização dos presentes.