CF VICTOR VALLA

Av. Dom Hélder Câmara, 1390 Fundos - Manguinhos - RJ | CEP: 20973-012 | ☎ Telefone: (21) 2581-1063
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 07h às 12h
Gerente: Érika Arent | CNES 6514022 - ESF: 06 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

28/02/2012

REUNIÃOCOM CONSELHEIROS DO CONSELHO GESTOR INTERSETORIAL/CGI

REUNIÃOCOM CONSELHEIROS DO CONSELHO GESTOR INTERSETORIAL/CGI

Na manhã do dia 27/2/2012, os Conselheiros do Conselho Gestor Intersetorial/CGI se reuniram no Espaço de Educação Permanente em Saúde, da Clínica da Família Victor Valla, para leitura e análise do Regimento Interno do CGI. As sugestões definidas neste encontro serão debatidas na Plenária do dia 2/3/2012, sexta-feira, de 9h às 12h, na sala Meu Bairro, localizada na Biblioteca Parque Manguinhos.

Estiveram presentes os Conselheiros da área cidadão-usuário dos segmentos minorias (negros, LGBT, deficientes, religiosos, crianças e adolescentes e representantes comunitários).


24/02/2012

REUNIÃO SOBRE A 10ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE

REUNIÃO SOBRE A 10ª CAMINHADA CONTRA A DENGUE

Na tarde desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2011, o Espaço de Educação Permanente reuniu membros das equipes de agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Victor Valla para orientações e definições, quanto à montagem do trajeto a ser percorrido, data e horário da caminhada. Sempre conscientizando os ACS da grande importância desta ação junto à população do território, escolas, comércio e etc.



23/02/2012

Clínica da Família Victor Valla amplia acesso em Manguinhos

Clínica da Família Victor Valla amplia acesso em Manguinhos

Com 17.683 usuários e 6.043 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família, a Clínica da Família Victor Valla encerrou 2011 com sucesso. No último mês do ano passado, a clínica recebeu sua sétima equipe de saúde, sendo esta da modalidade Consultório na Rua, que atende, particularmente, aos usuários não domiciliados no bairro de Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua do lugar. Além disso, fez cerca de 38 mil visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e mais de 11 mil consultas médicas.


A Clínica da Família Victor Valla integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, criada pela Fiocruz, e foi inaugurada em abril de 2010. Seu nome é uma homenagem ao pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de 40 anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis, conciliou saber científico e experiência popular.


Em 2011, a clínica desenvolveu diversas atividades em favor da população de Manguinhos, como a inauguração da Academia Carioca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que atende, prioritariamente, aos usuários com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), obesidade e casos especiais. "Chegamos a 527 cadastrados e à frequência regular de 352", afirma o gerente da clínica, Alex Mello. Outra ação em 2011 foi a criação do espaço de Educação Permanente em Saúde, que auxilia nos processos educativos das equipes e na articulação intersetorial da clínica, do Teias, da SMSDC e demais unidades de interesse para o território.

Contribuição com a formação para o SUS

Além disso, segundo Alex Mello, houve a implantação do grupo de apoio ao combate do tabagismo, a contribuição com a formação para o SUS, por meio da preceptoria de residência médica, pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Ensp, e também com a residência multiprofissional em saúde da família, e com os alunos internos de enfermagem e medicina da UFRJ, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). "Recebemos visitas de alunos e profissionais estrangeiros com o intuito de conhecer e estudar as práticas de saúde no âmbito da atenção básica do SUS. Fomos agraciados por americanos, franceses, angolanos, sul-africanos, senegaleses, argentinos, paraguaios e italianos. A clínica ainda fez parte de numerosas pesquisas em saúde, incluindo ações intersetoriais de mobilização comunitária para dengue, pelas caminhadas contra a dengue, que ocorrem todos os meses. Esta é uma adesão ao plano municipal de combate à dengue, além do plano de contingência próprio da unidade".

Em 2011, a clínica fez quase 38 mil visitas domiciliares pelos ACS, cerca de 8 mil consultas de profissionais de nível superior e mais de 11 mil consultas médicas. "A clínica, em seu segundo ano de existência, dedicou-se a estruturar o serviço e ampliar ações que garantissem o acesso ao cuidado integral e que atendessem às demandas da população. Concluímos o diagnóstico de saúde local e partiremos para a qualificação em 2012", diz o gerente.

Os números de atendimento da Clínica da Família Victor Valla

37.996 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde
8.703 consultas de profissionais de nível superior, exceto médicos
11.515 consultas médicas (gerais)
1.026 coletas de material para exame citopatológico de colo uterino
42 consultas com identificação de casos novos de tuberculose
2.403 consultas para acompanhamento de puericultura
1.599 consultas de pré-natal
1.044 consultas/atendimento domiciliar
518 primeiras consultas odontológicas (acesso ao dentista)

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

16/02/2012

Confraternização de Carnaval da Academia Carioca de Manguinhos

Confraternização de Carnaval da Academia Carioca de Manguinhos

Na manhã desta 5ªfeira, dia 16/02/12 a Academia Carioca de Manguinhos. Durante toda a manhã realizaram uma grande confraternização homenageando a chegada do Carnaval, fizeram várias atividades físicas todas realizadas com muitas brincadeiras, danças, muita música que animavam todos que ali estavam. Alguns alunos confeccionaram máscaras de carnaval e como troféu receberam brindes.




15/02/2012

O CARNAVAL SE APROXIMA E NADA MELHOR DO QUE SE DIVERTIR CAINDO NA FOLIA.

O CARNAVAL SE APROXIMA E NADA MELHOR DO QUE SE DIVERTIR CAINDO NA FOLIA.

Na manhã desta quarta-feira, 15/2/2012, agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Victor Valla, e a Casa da Mulher, representada por Antonieta e Andréia, realizaram distribuição de preservativos e material educativo com a finalidade de promover, através de informativos e breves esclarecimentos, o combate, prevenção e o aumento de novos casos de HIV e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Aproveitando a época de carnaval, a equipe usou fantasias e adereços para atrair a atenção dos pacientes sobre a prevenção de DSTs/AIDS e a Dengue, na sala de espera e área externa da Clínica da Família Victor Valla e Upa Manguinhos.









14/02/2012

CFVV promove reunião sobre abordagem de população de rua

CFVV promove reunião sobre abordagem de população de rua



No dia 13 de fevereiro, a equipe do consultório de rua de Manguinhos e os Conselheiros de Gestão Intersetorial realizaram uma reunião no Espaço de Educação Permanente, da Clínica da Família Victor Valla. No encontro, foram debatidas questões sobre o processo de aproximação com a população em situação de rua e que faz uso de drogas.

Esteve presente toda equipe do consultório na rua, composta por três agentes, um enfermeiro, um médico, um técnico de enfermagem, uma assistente social, uma psicologa, além dos Conselheiros.









06/02/2012

1ª Reunião de Planejamento das Atividades no Território Manguinhos em 2012

1ª Reunião de Planejamento das Atividades no Território Manguinhos em 2012

No dia 6 de fevereiro, os representantes dos órgãos públicos que atuam no território de Manguinhos se reuniram no Espaço de Educação Permanente em Saúde da Clínica da Família Victor Valla para discutir ações que estão sendo desenvolvidas para a população local. Os presentes foram Ivete Miloski, representando a Biblioteca Parque de Manguinhos; Jaqueline, a Casa da Mulher; André Lima, representando o Pac Social do Estado; Márcia Ignez e Norma Maria, a CFVV; Clara Xavier, a CVT-Correios e Rosane, representando a Cooperação Social/ENSP/FIOCRUZ.

Durante o encontro, foram apresentadas diversas ações para cada polo de atuação, das quais se destacam:

Canteiro Social

Início das inscrições em março das turmas de alfabetização de jovens e adultos com emissão de certificados;

Divulgar a existência do centro de coleta de óleo, informando que a cada 2 (dois) litros de óleo de cozinha usado, 1(um) produto de limpeza é doado.

Casa da Mulher

Realização da Semana da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A proposta é promover palestras no período de 08 a 24 de março sobre a saúde da mulher.

Cooperação Social/Ensp/Fiocruz

Está em andamento a pesquisa para diagnosticar a situação da saúde da população do território de Manguinhos.

Biblioteca

Irá oferecer curso de Braile no Instituto Benjamin Constant, com transporte para os inscritos. O curso será destinado para pessoas cegas e seus familiares, com a finalidade de melhorar a comunicação entre eles e, também, facilitar o convívio na sociedade. Além disso, será estimulada a utilização da sala de leitura da biblioteca que dispõe de um acervo de livros em braile.

Nos meses de maio e junho será realizada uma exposição sobre a Mulher Angolana, que irá abordar a cultura e a origem da mulher negra, além das doenças que atingem essa população, em especial a anemia falciforme.

03/02/2012

9ª CAMINHADA CONTRA DENGUE

9ª CAMINHADA CONTRA DENGUE

Na manhã desta sexta-feira, 3/2/2012, a equipe da Clínica da Família Victor Valla, realizou no território de Manguinhos a Caminhada Contra a Dengue. A finalidade foi mobilizar a população para combater preventivamente a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Cerca de 190 pessoas, incluindo a população local, percorreram durante duas horas várias localidades da região.


Aproveitando a época de carnaval, a equipe usou fantasias, adereços e instrumentos musicais para incentivar a participação dos moradores. A equipe criou, ainda, uma versão da música “Ai se eu te pego”, sucesso do artista Michel Teló, para animar a caminhada. Veja letra abaixo.


O resultado final da mobilização foram 8 (oito) criadouros identificados e a destruição de 13 (treze) possíveis focos.






Paródias:

Mosquito da Dengue!

Ai Se Eu Te Pego!

Sábado lá na laje

O pagode começou a rolar

E as latinhas que eu consumia

Começaram aglomerar

Dona Maria recolhe essas latinhas

Água parada, mata sua vizinha

Dona Maria recolhe essas latinhas

Água parada, mata sua vizinha

Mosquito da dengue

Assim você me mata

Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego

Sábado lá na Laje

O forró começou a rolar

E as garrafas que eu consumia

Começaram aglomerar

Dona Maria vira a garrafinha

Se o mosquito “bota” o ovo

A dengue mata a sua filinha

Mosquito da dengue

Assim você me mata

Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego

Autoria: Norma Maria (Apoio da Clínica), Agentes Comunitários de Saúde Daniele Lima, Danice e Sandra.



Mosquito da Dengue!

Água parada? Sem essa!

Vizinha que caixa é essa que vive sempre destampada.

Vizinha que caixa é essa que vive sempre destampada.

É de água limpinha que o mosquitinho da dengue gosta.

É de água limpinha que o mosquitinho da dengue gosta.

Tampa, tampa, tampa, tampa essa caixa.

Tampa, tampa, tampa, tampa essa caixa.

Tampa, tampa, tampa, tampa.

Vizinha que terreno é esse que o lixo fica acumulado.

Vizinha que terreno é esse que o lixo fica acumulado.

Tem garrafa, tem copinho, que o mosquitinho da dengue gosta.

Doutora que doença é essa que o corpo fica todo mole?

Doutora que doença é essa que o corpo fica todo mole?

Tem febre, dor na barriga, dor no corpo e no fundo do olho.

To com manchinha avermelhada doutora,

com manchinha avermelhada doutora,

com manchinha avermelhada doutora,

com manchinha avermelhada.

Veio da água parada que o mosquitinho da dengue gosta.

Veio da água parada que o mosquitinho da dengue gosta.

Autoria: Norma Maria (Apoio da Clínica), Agentes Comunitários de Saúde Daniele Lima e Sandra.

02/02/2012

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA

“Um dia para refletir, sonhar e expressar o mundo em que queremos viver”
Na manhã de 2/2/12, foi realizada uma programação especial sobre o “Dia da Não Violência”, na Clínica da Família Victor Valla. Violência essa que retrata uma realidade constante na vida de vários brasileiros como: idosos, crianças, adolescentes, mulheres e, principalmente, moradores das áreas mais carentes.
A abertura da programação foi realizada pelo Dr. Pedro Jonathas, que esclareceu os pacientes e profissionais da Clínica sobre a importância dos Direitos Humanos na sociedade, para que seja possível viver em harmonia e ter os direitos respeitados.




Os pacientes receberam panfletos com os textos “Como Fazer um Delinquente” e “Como Evitar a Violência em todos os Aspectos, principalmente com as crianças”, produzidos por Flávia/ACS-CFVV e Maria Antônia/Fiocruz.


O Grupo de Teatro Educativo, da Clínica Victor Valla, fez uma encenação com a história da Chapeuzinho Vermelho, que foi adaptada para os dias atuais focando o desaparecimento de crianças, o que se tornou uma constante no dia a dia.




As atividades desenvolvidas tiveram caráter educativo-cultural com o propósito de esclarecer a população de Manguinhos sobre essas questões
Participantes do Grupo de Teatro Educativo – Agentes de Saúde:
Alex Pessoa – Lobo Mau
Antônio Márcio – Marido da Vovozinha
Danice – Chapeuzinho Vermelho
Daniele – Amiga da Chapeuzinho Vermelho
Jefferson - Caçador
Norma – Vovozinha

Sandra – Mãe da Chapeuzinho
Convidado:
Dr. Pedro Jonathas (Médico/Pediatra) Fiocruz / Upa Manguinhos – Abertura do evento
Jogo da Criança Desaparecida - Norma (mãe da criança desaparecida) com participação de Antônio Márcio (ACS) no papel do policial e de uma criança (paciente) moradora do território Manguinhos.
Colaboração: Raphael Poncio e Márcia Ignez – Espaço de Educação Permanente em Saúde


"Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho." (Mahatma Gandhi)

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dom Hélder Câmara, 1390 Fundos - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 07h às 12h

Telefones

(21) 2201-4476

Tecnologia do Blogger.