23/02/2012

Clínica da Família Victor Valla amplia acesso em Manguinhos

Com 17.683 usuários e 6.043 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família, a Clínica da Família Victor Valla encerrou 2011 com sucesso. No último mês do ano passado, a clínica recebeu sua sétima equipe de saúde, sendo esta da modalidade Consultório na Rua, que atende, particularmente, aos usuários não domiciliados no bairro de Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua do lugar. Além disso, fez cerca de 38 mil visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e mais de 11 mil consultas médicas.


A Clínica da Família Victor Valla integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, criada pela Fiocruz, e foi inaugurada em abril de 2010. Seu nome é uma homenagem ao pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de 40 anos de engajamento político e de trabalho junto aos pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis, conciliou saber científico e experiência popular.


Em 2011, a clínica desenvolveu diversas atividades em favor da população de Manguinhos, como a inauguração da Academia Carioca, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que atende, prioritariamente, aos usuários com doenças crônicas (hipertensão e diabetes), obesidade e casos especiais. "Chegamos a 527 cadastrados e à frequência regular de 352", afirma o gerente da clínica, Alex Mello. Outra ação em 2011 foi a criação do espaço de Educação Permanente em Saúde, que auxilia nos processos educativos das equipes e na articulação intersetorial da clínica, do Teias, da SMSDC e demais unidades de interesse para o território.

Contribuição com a formação para o SUS

Além disso, segundo Alex Mello, houve a implantação do grupo de apoio ao combate do tabagismo, a contribuição com a formação para o SUS, por meio da preceptoria de residência médica, pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Ensp, e também com a residência multiprofissional em saúde da família, e com os alunos internos de enfermagem e medicina da UFRJ, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). "Recebemos visitas de alunos e profissionais estrangeiros com o intuito de conhecer e estudar as práticas de saúde no âmbito da atenção básica do SUS. Fomos agraciados por americanos, franceses, angolanos, sul-africanos, senegaleses, argentinos, paraguaios e italianos. A clínica ainda fez parte de numerosas pesquisas em saúde, incluindo ações intersetoriais de mobilização comunitária para dengue, pelas caminhadas contra a dengue, que ocorrem todos os meses. Esta é uma adesão ao plano municipal de combate à dengue, além do plano de contingência próprio da unidade".

Em 2011, a clínica fez quase 38 mil visitas domiciliares pelos ACS, cerca de 8 mil consultas de profissionais de nível superior e mais de 11 mil consultas médicas. "A clínica, em seu segundo ano de existência, dedicou-se a estruturar o serviço e ampliar ações que garantissem o acesso ao cuidado integral e que atendessem às demandas da população. Concluímos o diagnóstico de saúde local e partiremos para a qualificação em 2012", diz o gerente.

Os números de atendimento da Clínica da Família Victor Valla

37.996 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde
8.703 consultas de profissionais de nível superior, exceto médicos
11.515 consultas médicas (gerais)
1.026 coletas de material para exame citopatológico de colo uterino
42 consultas com identificação de casos novos de tuberculose
2.403 consultas para acompanhamento de puericultura
1.599 consultas de pré-natal
1.044 consultas/atendimento domiciliar
518 primeiras consultas odontológicas (acesso ao dentista)

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dom Hélder Câmara, 1390 Fundos - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 07h às 12h

Telefones

(21) 2201-4476

Tecnologia do Blogger.