30/04/2011
De 9 a 13 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará a sétima edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2011, a atividade irá integrar os alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do curso de Ambientação no Contexto da Saúde da Família, que busca qualificar as equipes de saúde inseridas no projeto Teias - Escola Manguinhos - Território Integrado de Atenção à Saúde (PDTSP-Teias) e do curso de especialização em Gestão da Atenção Básica, que reúne egressos da residência da ENSP. As palestras do Ciclo de Debates acontecem sempre às 9 horas no auditório térreo da ENSP; são abertas a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas no dia do evento. Leia mais...
20/04/2011
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda
Ação pretende imunizar 23,8 milhões de pessoas, segundo o Ministério.Neste ano, gestantes e crianças de até 2 anos também devem ser vacinadas.
Começa nesta segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação, que se estende até 13 de maio em 65 mil postos pelo país, pretende imunizar 23,8 milhões de pessoas – 80% da população alvo.
Segundo o governo, a partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos.
A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.
A vacina é segura, segundo o Ministério. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação.
Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.